ARTISTAS

Artistas Plásticos

Bailarinos

Dj's

Músicos

Oradores

Professores
JUAN CAPRIOTTI + GRACIANA ROMEO

Bailarines, Maestros y Coreógrafos profesionales de Tango Argentino de jerarquía internacional de la ciudad de Rosario, Argentina.

Desde el año 2006 residen en la ciudad de Lisboa. Crean y dirigen el espacio cultural “LisboaemTango” para la exploración, práctica y aprendizaje en la danza de Tango Argentino.
Pioneros en la difusión, enseñanza y práctica de Tango Nuevo en Portugal.

http://juanygraciana.blogspot.com/



















ELISEU + MARIA JOÃO

Depois de alguns anos de prática de danças de salão, iniciaram a aprendizagem de Tango Argentino em 1999, na Escola Argentina de Tango, primeiro com os professores Guilhermo e Elina Ruiz e depois com Graciana Romeo e Juan Capriotti.

Frequentaram diversos festivais internacionais e workshops sob a direcção de professores argentinos, nomeadamente Carlos Gavito e Marcela Duran, Roberto Herrera e Natacha Poberaj, Mora Godoy e António Junior, Palo Villaraza e Dana Frigoli, Julio Balmacena e Corina de La Rosa, entre muitos outros.

Em 2008 participaram em Buenos Aires no Seminário Especial de Tango Argentino sob direcção de Gustavo Naveira e Giselle Ann, tendo na mesma oportunidade recebido aulas particulares no Estúdio Mora Godoy.

Em Maio de 2009 criam, em parceria com a SIMECruz-Quebrada, a escola de Tango Argentino “Sobretudo Tango”, onde actualmente leccionam.



AUGUSTO FRAGOSO + REBECCA MÖLLER

Em breve






PAULO BERNARDO + PATRÍCIA STRECHT

Paulo dança tango desde 1999 e desde então a sua formação tem vindo a ser desenvolvida de uma forma contínua entre Buenos Aires e a Europa. Desde 2003 que mantém uma actividade regular como bailarino, professor e DJ.

Patrícia dança tango desde 2002, envolvendo-se profundamente desde o início em múltiplos projectos relacionados com esta dança como fundadora, organizadora e bailarina.

A sua investigação pessoal e pedagógica concentra-se na música, cuja escuta e interpretação é motor e plataforma da comunicação orgânica e cómoda entre o par através do abraço de tango; nas regras sociais que permitem a integração nas pistas de dança de todo o mundo e na técnica corporal como ferramenta para conseguir a liberdade para dançar o Tango como um acto único de improvisação e expressão emotiva conjunta do par de bailarinos.

http://pptango.blogspot.com/






RUI BARROSO + INÊS GOMES

Rui iniciou a sua aprendizagem no Tango Agentino em 1998 e Inês em 2006 tendo começado a trabalhar juntos em Julho de 2008. Desde essa data que integram a equipa de instrutores e bailarinos da escola argentina de tango "Lisboa em Tango".

Seguindo os princípios e orientação dos seus professores, Juan Capriotti e Graciana Romeo, não deixam de fazer uma investigação autónoma do tango-dança, percorrendo o seu próprio caminho e indo ao encontro de um estilo pessoal. Rui tem a sua própria escola de tango em Coimbra: ARTEMOVIMENTO.

http://lisboaemtango.blogspot.com/2007/09/rui-barroso-ins-gomes.html











HAMILTON SANTOS + SOFIA PEDRO

Hamilton e Sofia juntam-se como par na escola L.E.TANGO dirigida por Juan Capriotti e Graciana Romeo.

Desde 2006 integram a equipa L.E.TANGO como professores e bailarinos.

Têm participado em diversos eventos promovidos por esta escola visando a promoção e divulgação do Tango Argentino.

Dos espectáculos realizados destacam-se as paticipações em concertos do quinteto Lusotango.

http://lisboaemtango.blogspot.com/2007/09/hamilton-santos-sofia-pedro.html







JORGE SALGADO + JOANA CARVALHO

Em breve






GATO MILONGUEIRO + PATRÍCIA

Patrícia Santos - Descobriu o Tango Argentino em fevereiro de 2005 e, desde então, tem vivido de forma intensa esta dança "del abrazo". Foram seus professores Inês Tabajara e Dario Arevalo, tendo actualmente formação com Fernando Jorge e Alexandra, na escola “Lição de Tango” (http://www.licaodetango.com/).
Gato Milongueiro - Em janeiro de 2004, na escola de dança "Sabor Latino", deu início à sua formação de Tango Argentino, com os professores Inês Tabajara e Dario Arevalo; desde 2005 que frequenta as aulas de Fernando Jorge e Alexandra, igualmente na escola “Lição de Tango” (http://www.licaodetango.com/).
Desde 2006 têm-se envolvido num conjunto diversificado de actividades ligadas ao Tango Argentino, quais sejam: organização de milongas “el Sonero”, “Ritmos Bar” e “Desde el Alma” e “à Base de Tango” (co-organização); leccionação de aulas em Aveiro(2007) e Viana do Castelo (2009); participação como bailarinos na peça de teatro “Histórias para serem contadas” (Centro Dramático de Viana, 2009) e como figurantes em “MorangoTango” (Inês Tabajara e Fernando Leal, 2009).













VASCO MARTINS + RITA CALDAS

Rita Caldas, de 26 anos, inicia o seu percurso na dança através do ballett clássico, que irá cruzar 10 anos de aulas, dois dos quais na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Cruza experiências de dança em áreas tão variadas como o Funky, Jazz, Salsa, Barra de Chão.

Começa em 2003 a sua “aventura” com o Tango. Recebe, nesta nova etapa, o acompanhamento dos mais variados professores: Juan e Graciana, Guillermo e Elina, Sebastian Arce e Mariana Montes, Pablo Vilarazza e Dana Frigoli, Chicho Frumboli e Mariana Dragone, Roberto Herrera e Natacha Poberaj, Pablo Véron, Oscar e Gladis, Gaston Torelli e Moira Castellano; Bruno Tombari e Mariángeles Camaño, Federico Naveira e Inês Muzzopapa, Cecilia Garcia e Santiago Dorkas, entre muitos outros.. É finalmente em 2008 que concebe, em parceria com Vasco Martins, o inovador projecto Fadonga, juntando Fado e Tango na pista de dança.

Vasco Martins, 27 anos, é um dos valores da nova vaga de dançarinos de Tango em Portugal. Inicia um percurso continuado de formação com o professor Carlos Matias, Complementa a sua formação com outros mestres, nomeadamente Chicho Frumboli e Juana Sepulveda; Pablo Véron; Gustavo e Gisela; Javier Rodriguez; Julio Balmaceda, Gaston Torelli e Moira Castellano; Bruno Tombari e Mariángeles Camaño.

A sua presença em diversos festivais de Tango nacionais e internacionais é uma constante – Sitges, Viareggio, Madrid, Barcelona, Festival de Tango de Lisboa e Festival de Tango do Porto, entre outros numa tentativa de bailar com o maior numero de pessoas, procurando tendências, experiências e inspirações porque como ele refere, “é na pista praticando que se aprende”. Neste último evento, no Porto, descobre o Fado como pano de fundo para se dançar o Tango. É esta revelação que o impulsiona a criar o projecto Fadonga, juntando Fado e Tango numa dança comum. Este projecto é complementar à sua abordagem do Tango: inovar, trazer novas paisagens e vivências para esta arte, esticar ao máximo as possibilidades na pista de dança.





RUI RESENDE + SANDRA FERREIRA

Ambos da cidade de Aveiro. Portugal. Dançam juntos desde 2005

Iniciaram a sua formação com Paula Bastos e com Oscar&Gladys em 2005, mas desde cedo procuraram e obtiveram formação de vários Maestros de renome internacional, tais como, Mingo y Esther, Julio Balmaceda y Corina de la Rosa, Roberto Herrera y Tamara Bisceglia, mais tarde com Diego Rimer “el Pajaro” y Belén Giachello e Pablo Rodriguez y Noelia Hurtado

Seguiu-se um trabalho com regularidade com Juan Capriotti y Graciana Romeo, com uma abordagem mais contemporanea do Tango Argentino

Actualmente obtêm formação regular, em Portugal e no estrangeiro, com os maiores maestros da actualidade em que se incluem Mariano “Chicho” Frumboli y Juana Sepulveda, Pablo Vilarrazza y Dana Frigoli, Sebastian Arce y Mariana Montes, Adrian Veredice y Alejandra Hobert e Celine Ruiz Y Damian Rosenthal

Têm tido formação em dança contemporânea, inicialmente com a bailarina e coreografa Lara Pereira, e actualmente com o bailarino Claudinei Garcia com o objectivo de obtenção e melhoria de competências físicas e técnicas como bailarinos de Tango

Criaram e fomentaram algumas milongas regulares em Aveiro, de onde se destacam a milonga D’Ayer a Hoy no Hotel Moliceiro, a milonga Cite Tango no Teatro Aveirense e actualmente a milonga La Libertad na Sede do Clube dos Galitos que ocorre todos os segundos sábados de cada mês

Criaram o projecto TangoEros, onde buscam a harmonia no Tango, sem dicotomias nem rivalidades, e incorporando os conceitos de movimento, improvisação, criatividade, musicalidade, consciência corporal e de conexão com o outro. Com este objectivo iniciaram em 2009 uma vertente pedagógica , com o desenvolvimento de aulas denominadas por TLC - Tango Lab Concept

Em termos de performances há a realçar as seguintes actuações: “Desfile de Moda SPACIO” nos 3 Pinheiros (2005) na Mealhada, “Festival de teatro de Estarreja” (2006), “Dia Mundial da Dança” e “24 Horas de Dança” (2006) em Aveiro, “Porto - Argentino” (2007) no Porto, “Concerto de Astor Piazzolla” (2007) com Quinteto Vedi el Mar no Cine Teatro de Estarreja, “Espectáculo de Fim de Ano” no Ateneu Comercial do Porto (2008), “I Portugal em Tango” (2008), “Concerto de Astor Piazzolla” (2008) com Quinteto SoEnsemble na Casa das Artes de Famalicão e “Tango SPA” (2009) em Conventry – UK